Atendimento Terapêutico

Os métodos de tratamento na psicoterapia contemplativa para serem efetivos dependem de esforço pessoal e uma estratégia efetiva de interação terapêutica e implicação do paciente num processo de treinamento mental contínuo. 

 

Durante as sessões de psicoterapia

 

Através de diálogos orientados por insights, terapeuta e cliente trabalham juntos para identificar padrões mentais disfuncionais de pensamento, sentimentos e comportamentos que se manifestam a partir da identificação do paciente com narrativas traumáticas. As técnicas contemplativas baseadas em diálogo e meditação são o suficiente para conter e transformar hábitos cognitivos, afetivos e comportamentais particulares.  

 

Com a modelagem interpessoal de papéis, o terapeuta representa simbolicamente uma figura parental ou relacional  mais saudável que entende e aceita profundamente o paciente, permitindo que ele internalize a validação, a auto-aceitação e a segurança. 

Utilizamos uma tríade de aprendizado contemplativo 

  • Meditação 

  • Estudo

  • Estilo de vida

 

MODALIDADES DE ATENDIMENTO - PRESENCIAL E ONLINE  

Há diversas configurações que o processo psicoterapêutico informado pela psicoterapia contemplativa pode pode adotar, tanto na modalidade presencial, como online. A partir do diálogo entre cliente e psicólogo, são observadas as necessidades, expectativas, dificuldades e potencialidades de cada um e decidido, em conjunto, qual será a melhor forma de estruturar as sessões.

 

O processo terapêutico pode ser breve (de 4 a 8 sessões, por exemplo) ou de médio longo prazo (a partir de 12 meses, sem prazo definido de término). Ainda, o atendimento pode ser realizado na forma de plantão (de 1 a 3 sessões) de forma a trabalhar um problema específico e emergencial. ​Em relação à duração e periodicidade das sessões, geralmente adota-se o tempo de 50 min./ sessão com frequência semanal. 

É importante lembrar que qualquer acordo em relação ao tempo, periodicidade ou duração da psicoterapia pode ser revisto a qualquer momento, tanto pelo terapeuta como pelo cliente.

Se você tem interesse em ser atendida(o) por um profissional nesta abordagem, entre em contato conosco através do formulário abaixo. Responderemos o mais brevemente possível para agendarmos uma primeira conversa! 

Quero agendar um atendimento

Obrigado pelo envio!

atendimento2a.jpg