top of page

MEDITAÇÃO GUIADA: relaxamento para o final de cada dia ou período de prática.

(Por Ale Vieira)

INSTRUÇÕES

1. Em um local silencioso e num solo firme, deitamos na posição shavasana com o abdomen virado para cima e trazemos à mente a determinação de conduzir a meditação sem dormir.

2. Coloque a cabeça levemente inclinada para a frente em um travesseiro ou almofada, olhos abertos projetados diagonalmente no teto ou na parte alta de uma parede sem adornos.

3. Os braços devem ficar afastados do corpo num ângulo de 30 graus, palmas das mãos viradas para cima, dedos relaxados, pernas entre-abertas, pés descansados naturalmente.

4. Relaxe a musculatura dos olhos, solte todas as expressões faciais, deixe o pescoço descansar desimpedido. Relaxe a garganta, os ombros, o centro do peito.

5. Relaxe os braços, as palmas das mãos, solte o abdômen, respiração fluindo no seu ritmo natural, relaxe os quadris, os glúteos, as pernas. Prossiga relaxando até que a sua consciência alcance os calcanhares, relaxe a sola e os dedos dos pés.

6. Sinta o peso de seu corpo, utilize da atenção introspectiva para localizar tensões e micro-tensões, sobretudo nos pontos de contato com o solo. Libere-as continuamente aprofundando o relaxamento.

7. Seguiremos em silêncio agora, feche os olhos e apenas permaneça presente, solte toda a investigação, relaxe mantendo a abertura, quietude e vivacidade.

8. Lentamente reconectamos a nossa consciência ao corpo. Movimentamos os dedos dos pés, os pés, abrimos e fechamos suavemente os dedos das mãos, abrimos os olhos, movimentamos a face, no seu tempo dobre cada perna, joelhos juntos, nessa posição gire o corpo para um lado, permaneça. Coloque os braços em apoio e com segurança levante-se e coloque-se na posição sentado.

9. Inspire profundamente, solte lentamente. Assim terminamos essa sessão de relaxamento.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page